segunda-feira, 1 de março de 2010

va.zi.o



Falta
Verbete: s. f. Ausência, privação, defeito, culpa, carência. fal.ta
 
Saudade
Verbete: s. f. Recordação, ao mesmo tempo triste e suave, de pessoas ou coisas distantes ou extinta, acompanhadas do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; pesar pela ausência de pessoa(s) querida(s); nostalgia; lembranças afetuosas a pessoas ausentes. sau.da.de

Amor
Verbete: s. m. Afeição profunda; objeto dessa afeição; conjunto de fenômenos cerebrais e afetivos que constituem o instinto sexual; afeta a pessoas ou coisas; paixão; entusiasmo. a.mor

Sou só eu que vejo uma distorção tremenda entre a definição e o sentimento em si?
Qual foi o motivo dessa idéia estapafúrdia do Aurélio quando resolveu se aventurar e limitar os sentimentos mais complexos sentido pelos seres?
Porque eu - Anny - não veria outra forma de mostrar amor se não dando amor a quem quer senti-lo.
Não veria outra forma de fazer alguém saber o que é falta, o que realmente é saudade se não tirando-lhes seus amados.
Daí, na busca por saber o porquê dessas definições tão, tão equivocadas, deparei-me com o erro certeiro:
 
Clichê:
Verbete: s. m. (...) Frase ou expressão muito repetida. cli.chê
 
Ora essa, que pedacinho de papel mais audacioso! Tentou definir em uma frase o rumo que aponta nossos corações.

Não há como negar que, no final das contas, tudo o que queremos é o clichê, o amor na sua mais pura e diversificada versão, frases sussurradas, mãos dadas, beijos - lentos, intensos, fogosos... -, frio na barriga, suor nas mãos, falta de ar, ataque cardíaco... São tantos, tantos os clichês que me pergunto se foi por preguiça, que o dicionário não quis dizê-los.
Saudade. O sentimento mais traíra existente. Adoça-lhe a boca ao mesmo tempo em que sangra o coração. Molha-lhe a face ao mesmo tempo em que veste seus lábios num sorriso nostálgico. Saudade que põem seu coração para bater em gravidade zero - tirando-lhe a força, o porquê -, que te afoga pouco a pouco em um mar frio de lembranças distantes, remotas, saudade que vem como uma sanguessuga, e rouba-lhe o calor, os arrepios, o titubear alegre do sangue nas veias, que assassina suas felizes borboletas no estômago e as deixam mortas para que a náusea constante e o aperto na garganta, te acompanhe onde quer que você for..

E ai, na busca por entender os sentimentos que andam assolando meu ser, encontrei o único verbete com o qual pude concordar com sua definição:
 
 
Vazio
Verbete: adj. Que não contém nada ou só contém ar; despejado; desocupado; despovoado; fútil; o mesmo que vácuo. va.zi.o
 
Anny.

Nenhum comentário: